Sobre

Jorge Sabino nasceu em 4 de janeiro de 1984.
Durante seus primeiros anos, já mostrou inclinação às artes e, aos 7 anos, esboçou seus primeiros desenhos e passou a se destacar nas aulas de artes, o que viria a confirmar a veia artística do menino. Quatro anos mais tarde, com 11 anos, passou a estudar violão popular, expandindo seu alcance e conhecimento artístico.
Aos 15 descobriu sua paixão pela atuação ao ingressar no grupo teatral “Inadequados”, de Sorocaba-SP, e nessa mesma época encenou sua primeira peça: “A vida que não vi”, percorrendo diversos teatros no interior paulista. Tais descobertas fizeram o rapaz, ainda tão jovem, perceber que sua carreira fora decidida.


De lá para cá, Sabino participou do Curso de Formação de Atores na Escola de Atores Wolf Maya, tornou-se bacharel em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Sorocaba e técnico em Radialismo/Locução pelo Senac, formou-se Trainer em PNL pelo Instituto Brasileiro de Coaching e Psicanalista.
O conhecimento adquirido em suas formações, somada à experiência com atuação, proporcionaram a Jorge Sabino ir além dos limites da comunicação, estudando-a de forma a transmitir seu poder e influência a outras pessoas. E foi assim que surgiu a marca Jorge Sabino Comunicador.

Seu trabalho é reconhecido nacionalmente pela excelência, que permite a Sabino transitar do drama à comédia, improvisar, apresentar, narrar e explorar a si mesmo de diversas maneiras no cenário da comunicação. Tal naturalidade para representar rendeu a ele uma carreira multifacetada, com trabalhos para grandes marcas e emissoras como SBT Brasil, Honda Automóveis Brasil, Samsung, Flextronics, Odebrecht, Makro Atacadista, Sebrae São Paulo, Senac São Paulo, TV TEM – Afiliada Rede Globo, TV Sorocaba SBT, Rádio CBN, Rádio Eldorado, entre outras.
Enquanto Trainer, foi responsável por auxiliar mais de 5 mil alunos a desenvolverem-se melhor enquanto comunicadores.

Trajetória profissional

Jorge Sabino iniciou sua graduação em Comunicação Social – com ênfase em Publicidade e Propaganda em 2003. Um ano mais tarde, integrou a equipe do Laboratório de Comunicação da Universidade de Sorocaba, sendo esta uma experiência que lhe abriu as portas para o mercado. Já em 2005, começou a trabalhar no setor de Jornalismo da TV TEM Sorocaba – afiliada da Rede Globo. Lá, também integrou o setor de Marketing do extinto portal temmais.com, que hoje é conhecido como Portal G1, também da TV TEM.

Em 2009, a vida de Sabino sofreu uma reviravolta que o levou a expandir seu conhecimento – tanto acadêmico quanto de vida – em Brisbane, na Austrália. A experiência internacional lhe concedeu o aprimoramento em outro idioma e uma vivência que lhe rendeu muitos frutos. Ao retornar ao Brasil, ingressou no curso de Radialismo – Setor Locução no Senac de São Paulo.
Dentro do mercado de locução, a voz marcante inigualável de Sabino despertou a atenção do mercado publicitário, que começou a convidá-lo para os mais diferentes projetos nacionais e internacionais. Desde 2011 até os dias atuais, Sabino participa de campanhas para grandes marcas como Honda, Samsung, Makro Atacadista, entre outras, e em campanhas do Governo Federal.

Neste meio tempo, Sabino começou a se desenvolver na comunicação interpessoal, cursando oratória, apresentação televisiva e Programação Neurolinguística (PNL).
Em 2013, as experiências de Sabino com relação à comunicação lhe trouxeram um desafio: atuar como Announcer do MMA (Mixed Martial Arts) – Nitrix Champion Fight de Santa Catarina. Sem hesitar, ele topou e participou de mais de 30 eventos pelo Brasil, todos transmitidos pelo canal Combate, da Rede Globo. O trabalho lhe rendeu frutos e, em 2014, Sabino foi indicado como um dos melhores announcers de MMA do país pelo prêmio Osvaldo Paquetá.


Ainda no mesmo ano, Sabino estreou na televisão com o programa Ashow, da TV Sorocaba SBT, que tinha como objetivo mostrar aos telespectadores as melhores oportunidades de negócio na área comercial da região metropolitana de Sorocaba. Em 2014, Sabino cursou o primeiro módulo na renomada Escola de Atores Wolf Maya, em São Paulo.

O ano seguinte lhe rendeu novos desafios e, então, Sabino passou a focar-se na área de Desenvolvimento Humano, retomando os estudos para garantir a formação em Psicanalista. Além disso, mergulhou nas temáticas de Programação Neurolinguística e Oratória, que lhe deram o pontapé inicial para fundar a Sabino Treinamento e Desenvolvimento. Em 2016, ele instituiu uma parceria com a Fokus Desenvolvimento Humano, uma das principais e mais respeitadas empresas de treinamento do estado de São Paulo, e passou a oferecer treinamentos de oratória individuais ou em grupos.

Seus treinamentos são focados em técnicas de redução da ansiedade no momento da comunicação e exploram os mais diversos temas que podem ter causado no indivíduo o temor de se comunicar publicamente.
Ainda assim, Sabino continua atuando nas outras frentes que o fizeram se tornar um comunicador experiente, mantendo sempre a paixão pela arte acesa dentro de si.